Publicado por: nicoladeli | quinta-feira - 24 julho, 2008

A atividade de consultoria voltada às micro e pequenas empresas

Atualmente existe uma grande proliferação de serviços de Consultoria em nosso país, as quais, na maioria das vezes, possuem um foco de atuação direcionada as médias e grandes empresas. Ocorre que grande parte das micro e pequenas empresas ficam à margem de ter um trabalho serio na área de RH, voltada em especial para o treinamento e desenvolvimento com um foco voltado diretamente a estes estabelecimentos em especial.
A principal diferença entre as consultorias está no como e não no que vai oferecer ao cliente. Posteriormente a empresa-cliente pode definir qual tipo de empresa de consultoria e de consultor empresarial que será contratado.
Normalmente, trata-se de uma atividade fácil a ser realizada quando a empresa cliente já definiu qual tipo de consultoria que possui maior semelhança com o perfil administrativo da empresa que irá contratar a atividade da consultoria. Uma empresa-cliente deve eleger exatamente  qual será o foco de atuação , já que, quando se contrata diferentes tipos de empresa de consultoria, podem gerar conflitos de interação entre as partes.
Neste caso, o conflito na interação ocorre tanto entre as diferentes empresas de consultoria , quanto entre as empresas de consultoria e a empresa-cliente contratante. Neste último caso, a empresa-cliente pode ter problemas para conseguir interagir em diferentes tipos de empresa de consultoria , devido à multiplicidade em suas formas de atuação.
Há uma maneira segura de amenizar este problema. Neste caso recomendamos contratar inicialmente um consultor que proporcione a seguinte situação:
  1. Desenvolva um trabalho de consultoria com metodologia estruturada e enfocando a empresa como um todo ( Planejamento estratégico e qualidade total );
  2. Tenha sustentáculo e conhecimento para administrar as metodologias e técnicas administrativas a serem utilizadas pelas outras consultorias.
Esta amplitude de visão é importante, principalmente neste momento em que as empresas procuram terceirizar suas atividades que não estejam relacionados aos focos básicos de seus negócios, bem como ao que não contribui diretamente para agregar valor aos produtos e serviços colocados no mercado.
Para finalizar, cabe ressaltar que os micros e pequenos empresários fiquem atentos ao contratar uma consultoria e se esta oferece os subsídios técnicos-metodológicos que fundamentam sua prática e que norteiam a operacionalização do projeto in company e é de suma importância verificar se o consultor oferece a possibilidade de um acompanhamento continuo nas ações estratégicas das atividades após a execução da consultoria. Deve haver um feedback continuo por parte da contratada e da contratante.
Caro Empresário, Desconfie do Consultor Milagreiro , Como diz o ditado “ Quando a esmola é demais o santo desconfia”. A Ética deve ser a maior virtude de um consultor !
Pensem nisto !
Fonte :  Manual de Consultoria Empresarial . Autor : Djalma de Pinho de Oliveira. 5 ed. SP-SP . Ed. Atlas, 2004
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Responses

  1. Adorei o site de vocês os artigos são bem atuais e os temas também.


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