Publicado por: Pablo | sábado - 19 julho, 2008

Importância dos recursos humanos nas micro e pequenas empresas

Li uma certa vez que os micro e pequenos empresários vivem apagando incêndios, ou seja, são eles que vão resolver todos os pequenos problemas que aparecem, além de cuidarem da gestão de toda a empresa, correndo atrás de fornecedores, bancos, clientes e outras coisas. Eles então não têm tempo de se preocupar com questões que parecem menores, como o fortalecimento de um setor de recursos humanos, além de que isso lhes custaria muito caro e provavelmente é um investimento que eles não estão dispostos a fazer nesse momento, por diferentes motivos.

Porém, uma coisa que devemos levar em consideração é que em uma empresa de pequeno porte o cuidado com as pessoas deve ser algo muito importante. No nosso atual sistema social, acredita-se que se prende um funcionário no trabalho com o medo do desemprego ou com a ameaça de que “sempre tem alguém que pode trabalhar no seu lugar”. Pensa-se que dessa forma o empregado vai ficar dócil e obediente, com medo de ser mandado embora. Recupera-se aqui antigas concepções de Maquiavel, mesmo que sem querer, onde um líder (ou o príncipe, como dizia o filósofo) deve liderar pelo medo.

Mas hoje sabemos que não devemos tratar as pessoas assim, porque isso não é garantia de que ele ficará na empresa. É por isso que muito empresário teme em investir em seus funcionários, porque teme que eles possam trabalhar para a concorrência. Mas se o empresário cria um clima de medo em sua empresa, é muito provável que isso possa acontecer sim. E é por isso que o empresário de pequeno porte precisa pensar em uma boa gestão de recursos humanos para a sua empresa.

Isso não quer dizer que ele precise contratar uma pessoa especializada em recursos humanos para cuidar disso para ele. Mas quer dizer que o empresário precisa pensar que um custo em recursos humanos é mais um investimento que lhe trará retornos e acrescentará no valor da sua empresa.

Investir em recursos humanos também não quer dizer ter um departamento que cuide dos recrutamentos, seleções, contratações, treinamentos, avaliações e demissões, até mesmo porque em uma empresa de pequeno porte essas questões não são tão rotineiras assim.

Investir em recursos humanos quer dizer ter um olhar mais cuidadoso com as pessoas que trabalham em sua empresa, é criar um ambiente de trabalho onde todos se sintam em casa, se sintam confortáveis e com vontade de voltar lá no dia seguinte, não só pelo salário ou pelas obrigações, mas porque eles realmente gostam do que fazem e onde fazem.

Investir em recursos humanos quer dizer adotar uma postura de liderança autorizada e não autoritária, onde os funcionários e empregados recorram ao lider como alguém que realmente sabe o que fazer e não como alguém que quer as coisas feitas.

Investir em recursos humanos é treinar e capacitar seus funcionários, ao mesmo tempo que se tem um bom plano de carreira, que o funcionário se veja crescendo junto com a empresa.

Investir em recursos humanos é investir no crescimento da própria empresa, já que ela só vai crescer se as pessoas nela crescem também.


Respostas

  1. EU PRECISO DE SABER O NOME DE ALGUMA PESSOA DO RH Q TRABALHA AI..É UM TRABALHO DE ESCOLA SOBRE RH..EU TINHA Q ENTREVISTAR ALGUEM..ENTAO RESOLVI LHE MANDAR ESSE EMAIL..SE PUDER ME FALA TUDO Q UMA PESSOA DO RH FAZ…DESDE DE A IM PORTANCIA NA EMPRESA ATE AS CONDIÇOES Q OFERECE…SE PUDEREM MANDAR PRA MIM…SEREI MUITO GRATA…O TRABALHO É PRA AMANHA DIA 15/09…DESDE JA..OBRIGADA

  2. Gostaria de saber , ( Qual a importancia da gestão de recursos humanos ) e ( Qual a importancia do Gestor de recursos humanos )

  3. EU PRECISO DE SABER O NOME DE ALGUMA PESSOA DO RH Q TRABALHA AI..É UM TRABALHO DE ESCOLA SOBRE RH..EU TINHA Q ENTREVISTAR ALGUEM..ENTAO RESOLVI LHE MANDAR ESSE EMAIL..SE PUDER ME FALA TUDO Q UMA PESSOA DO RH FAZ…DESDE DE A IM PORTANCIA NA EMPRESA ATE AS CONDIÇOES Q OFERECE…SE PUDEREM MANDAR PRA MIM…SEREI MUITO GRATA…O …DESDE JA..OBRIGADA


Deixe um comentário

Categorias