Publicado por: Pablo | quarta-feira - 30 julho, 2008

Marketing eficaz para uma empresa de pequeno porte

Marketing é uma palavra inglesa que vem de market que signfica literalmente mercado. O trabalho do marketing basicamente é atrair o mercado ou preparar o mercado para a atuação da empresa. Só que esse trabalho é um pouco mais profundo do que isso, pois para que isso seja feito, é necessário trabalhar principalmente com a Imagem da empresa. Marketing então passa a ser o trabalho com a imagem.

Todas as formas de propaganda são formas de marketing, ou seja, elas servem para se trabalhar a imagem da empresa diante do mercado consumidor. As propagandas mais eficazes são as que reconhecem isso e trabalham especificamente com a construção dessa imagem. As menos eficazes são aquelas que acreditam que podem fazer com que o consumidor compre o produto. Uma coisa que as empresas precisam saber é que o consumidor não é burro e ele vai comprar se ele quiser. Uma propaganda que divulga os preços dos produtos como forma de atrair o consumidor ou uma propaganda que mostra os efeitos miraculosos de um produto está apostando que o consumidor não sabe o que fazer e que ele é sempre guiado por aquilo que dizem a ele.

Só que essas propagandas não têm só esse efeito: elas também constróem uma imagem da empresa frente ao público consumidor. Me lembro há alguns anos da inauguração de uma loja nova na cidade, onde os lojistas decidiram que fazer uma carreata por toda a cidade era uma excelente forma de divulgar a nova marca e de se fazer conhecido. Mas, conversando com as pessoas que presenciaram tal carreata, o que todos me disseram foi que criaram raiva dessa loja e prometeram nunca comprar lá. Por quê? Porque eles decidiram atrapalhar o trânsito da cidade toda, criando congestionamentos, sujando a cidade com panfletos e poluindo a paisagem sonora com os carros de som e as buzinas dos carros. Esse tipo de jogada de marketing suja a imagem de uma empresa diante do mercado consumidor, podendo atrapalhar para sempre seus negócios.

Uma boa estratégia de marketing deve ser feita junto com um bom planejamento estratégico. Qual é a missão da empresa? Qual é a imagem que a empresa quer mostrar diante do público? Quais são os objetivos de venda da empresa? Como é que a empresa gostaria de ser vista? Diante dessas perguntas, planeja-se não só propagandas veinculadas na mídia, mas também estratégias outras que ajudam a construir a imagem de uma empresa diante do público.

Atualmente o que está ajudando muito nisso são ações de responsabilidade socio-ambiental. Empresas que se preocupam com o meio-ambiente e que ajudam pessoas que precisam são vistas com bons olhos pelos consumidores. E tais ações são simples de serem feitas e até uma micro empresa com três funcionários pode executá-las. Outras ações que ajudam a melhorar a imagem da empresa é o investimento na qualidade do atendimento ao cliente. Os funcionários que tratam diretamente com o cliente devem ser altamente treinados e saber como melhor atender as necessidades dos clientes, inclusive, eles devem ter autonomia suficiente para tomar as decisões na hora, sem fazer o cliente esperar tanto.

Uma estratégia eficaz de marketing sempre tem que levar em consideração a imagem que a empresa que passar para seus clientes e consumidores. Não se preocupe em mostrar o produto, pois, por mais que esse seja o foco da empresa, a forma de vendê-lo deve ser através de uma boa imagem diante do consumidor. Uma loja com tradição e com uma boa imagem pode vender qualquer coisa.


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